Murawara: Memórias do Povo Mura no Município de Itacoatiara


O projeto Murawara teve como objeto de reflexão e pesquisa o trabalho da memória do Povo Mura, particularmente das onze (11) aldeias integrantes das Terras Indígenas Rio Urubu e Paranã do Araoató, localizadas no município de Itacoatiara, Estado do Amazonas. Idealizado a partir de uma demanda comunitária apresentada pela Organização das Mulheres Indígenas Mura do Rio Urubu (OMIMRU) e da articulação da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (FEPI), buscou oferecer a alunos e professores indígenas Mura condições para a realização de pesquisa e registro da memória dos mais velhos. As atividades e resultados previstos foram concebidos de modo a contribuir à discussão local  sobre a construção de uma escola indígena Mura, bem como à produção de registros que possam integrar material didático diferenciado. 




Um dos resultados do trabalho dos jovens pesquisadores indígenas foi publicado como edição especial da Revista Hileia - o Dossiê Mura. A publicação, além de trazer textos de colaboradores que contextualizam histórica e politicamente a presença Mura no Amazonas e questões referentes a educação escolar indígena, apresenta a coletânea de entrevistas realizadas pelos jovens Mura entre aldeias e comunidades. O texto, a partir do material transcrito, guarda as marcas da oralidade e também dos diálogos travados entre pesquisadores e entrevistados. Como um material quase bruto, elas são oportunidade ao estudante ou pesquisador do direito ambiental, das ciências sociais e naturais, de conhecerem um pouco da história e memória do Povo Mura. São também uma oportunidade de vislumbrarem como os direitos ambientais, culturais e sociais se articulam e estão representados no discurso e pensamento de representantes de um povo indígena na Amazônia. Essa publicação, ao trazer um material aberto a diferentes leituras e interpretações possíveis, é, portanto, um convite e uma provocação aos pesquisadores do mundo jurídico para aprofundarem e realizarem análises sobre esses temas a partir dos relatos Mura.

http://www.pos.uea.edu.br/data/area/hileia/download/3-1.pdf

Ao longo do trabalho, a equipe Mura registrou em vídeo suas atividades de pesquisa. Do material captado, foi montado um vídeo de 11 minutos disponível no link abaixo. Embora o filme apresente problemas técnicos - não tínhamos microfone externo, houve um treinamento de algumas horas para manuseio da câmera, e por fim, perdemos o arquivo matriz da edição, nos restando apenas uma cópia em um dvd - ainda assim, optamos por exibir o vídeo. Ele é o registro de uma história, de experiências humanas ricas, e de muito empenho - vale a pena.
 http://www.youtube.com/watch?v=1sJ2IrCqDR4



Equipe
 Coordenação: Andréa Borghi Moreira Jacinto (Doutora em Antropologia/ PPGDA – UEA)
Bolsista Professor Jovem Cientista Indígena – PJCI: Rosilane da Silva Bruno (aluna do curso de formação de professores indígenas – SEDUC/FUNAI)
Bolsistas Jovem Cientista Amazônida (alunos do ensino fundamental e médio):
Aderlane Batista de Araújo 
Dayana da Costa Aguiar
Elia da Silva Ramos
Iriane Bruno dos Santos
Izomar Cabral Nunes
Mara Cristina Pereira Rodrigues 
Rosenilson Bruno dos Santos
Bolsista AT – Klaiton Alves da Silva (cientista social)
Bolsista IC – UEA Manaus: Jéssica Heidrich (aluna do curso de Direito/ Escola Superior de Ciências Sociais)
Colaboradores:
Andrea Bitencourt Prado (antropóloga); (ex-FEPI)
Chris Lopes – FEPI (cientista social)
Daniele Mamed – UEA (estudante de direito; bolsista IC nos primeiros meses)
Edjone Araújo (Caiá)

Mais fotos da equipe e da execução do projeto, de autoria dos jovens cientistas Mura, podem ser vistas no link abaixo, disponível no slideshare: 
Imagens do projeto murawara View more presentations from Nidma
http://www.slideshare.net/Nidma/imagens-do-projeto-murawara

Links de interesse:
Portal SEIND - Secretaria de Estado para os Povos Indígenas
 http://portaldaseind.blogspot.com.br/

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
 Programa Jovem Cientista Amazônida - JCA
http://www.fapeam.am.gov.br/programa.php?cod=9

2 comentários:

  1. Interessante a história dos remanascentes Mura, do Município de Itacoatiara. Essa etnia foi duramente atingida pelas expedições armadas, a partide Belém, que praticamente dizimou o povo guerreiro que não admitia a presenca dos portugues no território indígena. Parabéns pela iniciativa, tomara que os remanescentes levem o projeto adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, e incentivo. A equipe Mura envolvida no projeto tem levado sua luta adiante, principalmente no campo da educação escolar indígena.

      Excluir