O Saber que a Gente Sabe - Diálogos entre conhecimentos tradicionais e científicos na Amazônia


Para ver o documentário, acesse http://vimeo.com/62301303
'
O Saber que a Gente Sabe – Diálogos entre conhecimentos tradicionais e científicos na Amazônia' (28 min.), foi lançado em 25 de março de 2006, durante a Oitava Conferência das Partes (COP 8) da Convenção da Diversidade Biológica, evento da Organização das Nações Unidas, realizado em Curitiba.  O vídeo foi exibido na programação do 'Dia Brasil', organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, na mesa redonda 'Biodiversidade e Conhecimento Tradicional'.

A proposta desse documentário foi a de promover um diálogo entre sujeitos que representassem diferentes modos de pensar a relação entre conhecimentos tradicionais e científicos, e também entre sujeitos sociais que detém e produzem esses conhecimentos, particularmente os que envolvem a cura por meio de plantas. O filme tem como foco personagens ligados a diferentes posições, tradições e interesses em campos de conhecimentos que envolvem plantas medicinais (cientistas, raizeiros, benzedores, lideranças indígenas, pais de santo, juristas) e que são, contemporaneamente, atores e sujeitos do debate jurídico e político em torno do tema. Sua realização envolveu, além do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental, também o Programa de Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais (UEA), possibilitando ações conjuntas de pesquisa e reflexão entre os Programas e campos científicos envolvidos, como o direito, a antropologia, a química e a biotecnologia – articulação importante ao termos em conta a transversalidade e amplitude dos temas tratados. O filme teve também um evento de lançamento em Manaus, em maio de 2006.



Ficha Técnica
Argumento: Andréa Borghi M. Jacinto, Cristiane Derani, Fernando Antonio de Carvalho Dantas, Homero Flávio, Sandra Zanotto
Direção: Andréa Borghi M. Jacinto/ Cristiane Derani/ Homero Flávio
Roteiro: Andréa Borghi M. Jacinto
Direção de Fotografia: Homero Flávio
Produção: Natora Produções
Co-Produção Fernando Antonio de Carvalho Dantas e Sandra Patricia Zanotto
Edição Michell Ferreira de Oliveira
Montagem: Andréa Borghi /Homero Flávio/ Sandra Zanotto
Trilha Sonora: Leonardo Jaques e Leonardo Pimentel
Tradução: Antonio da Silva Soares Neto Junior
Finalização Jobast.


Realização: Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental – Núcleo de Cinema, Direito e Meio Ambiente (UEA). 
Apoio: Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Projeto “Patrimônio Cultural e o Direito Humano ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado” PPGDA/UEA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário