Sob as Águas - Acordos de Sobrevivëncia


SOB AS ÁGUAS
Acordos de Sobrevivência
(18´40´´, AM, 2009)

Filmado no Amazonas, na região de Boa vista de Ramos e de Manaus, o filme trata dos acordos de pesca, criados por moradores das comunidades para enfrentar conflitos em torno dos recursos pesqueiros. Inicialmente aceitos entre os moradores das comunidades, os acordos tiveram mais tarde sua importância reconhecida pelo Estado, com as portarias regulamentadoras do Ibama e o apoio financeiro à gestão participativa. Porém, atualmente, os acordos enfrentam várias dificuldades, como o envolvimento dos pescadores comerciais (grandes geleiras), a retirada do apoio financeiro do Estado e a fragilidade da fiscalização.

O objetivo do documentário é discutir a importância da pesca para as pessoas que vivem nessas comunidades amazônicas, conhecer os conflitos e disputas pelos recursos pesqueiros, e revelar a história dos acordos de pesca como um instrumento rico para a gestão de seus recursos naturais. 

Produzido por uma equipe de alunos e professores do curso de mestrado em Direito Ambiental, através do Núcleo de Imagem, Direito e Meio Ambiente, este documentário é um dos resultados dos projetos de pesquisa “Direito Pesqueiro na Bacia Amazônica” e “Gestão Participativa da pesca na região do Rio Urubu, Boa Vista do Ramos (AM)”, coordenados pelo professor Serguei Aily Franco de Camargo e financiados, respectivamente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. 

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Serguei Aily Franco de Camargo e Andréa Borghi M. Jacinto Edição e Finalização: Eddie Souza. Imagens: Antonio Sena, Eddie Souza, Erasmo Assunção, Homero Flávio, Inimar Bitto, Serguei Camargo, Thaísa Lustosa de Camargo. Trilha Sonora Original: Léo Cólera. Pesquisa: Serguei A. F. de Camargo, Regina G. Pinheiro Cerdeira, Erasmo Whelmes do N. Assunção; Everaldo M. Amoedo; Alzenilson S. de Aquino, Márcio Bentes Lima. 

Realização: Universidade do Estado do Amazonas - Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental - Núcleo de Imagem, Direito e Meio Ambiente. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNpQ e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.  Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas - SEC

Informações:
Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas - PPGDA.
Prof. Serguei Aily Franco de Camargo
Fone/fax: (92) 3627-2725        E-mail: pmda@uea.edu.br; safc@uea.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário