Origens e Propostas

O Núcleo foi criado em 2005, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental, da Universidade do Estado do Amazonas. Seu pontapé inicial foi uma primeira experiência de produção audiovisual,  'Direitos, Sociobiodiversidade e Soberania na Amazönia', um filme de 10 minutos feito para chamar atenção aos pesquisadores em direito no Brasil da riqueza oferecida pela Amazönia para se pensar, inclusive, o próprio direito.

A partir dessa realização, que foi também encontro de pessoas, projetos e vontades, a idéia do Núcleo tem reunido e dispersado, permitindo outros encontros e filmes, e principalmente uma rede de trabalho e criação em torno dos temas que lhe dão nome - imagem, direito e meio ambiente. A proposta do blog, além de ampliar essas possibilidades, é também a de registrar na rede um pouco dessa história.

Entre seus objetivos, estão oferecer apoio à pesquisa, reflexão e produção audiovisual relativa à temática jurídica e socioambiental, sobretudo trabalhos com fins documentais, educacionais e críticos. O Núcleo incentiva usos experimentais e pretende funcionar também como um laboratório audiovisual e criativo, apresentando a linguagem audiovisual como instrumento e recurso para a pesquisa e produção do conhecimento em diferentes áreas do saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário